CALÇADOS | 20/06/2022
Tênis de Corrida: o Guia Completo para Escolher o Melhor
Se você estiver procurando um tênis de corrida, provavelmente vai fazer uma busca no google ou perguntar a um vendedor de loja de calçados: qual o melhor tênis?
O fato é que não há uma resposta definitiva para esta pergunta. Mas, vamos levar em consideração 3 fatores para pesar na sua decisão: tecnologia do tênis, o conforto dos seus pés e o preço.
A tecnologia do tênis de corrida está muito atrelada aos materiais que são utilizados para a sua confecção. Por exemplo: para as pessoas que suam muito, uma boa opção são os tênis confeccionados em mesh, o que vai garantir melhor respirabilidade dos pés. O tênis Adidas Rua Falcon 2.0, por exemplo, tem essa tecnologia.
A linha Veloz 838 da Olympikus, tanto para os tênis masculinos quanto femininos, traz uma inovação em tecnologias pensadas no conforto.
O cabedal é confeccionado em tecido Knit com tecnologia hypersox, que dispensa costuras e oferece alta flexibilidade. Já o solado tem tecnologia Gripper, uma camada de borracha compactada de alta durabilidade que garante estabilidade, aderência e segurança nas passadas.
Quanto ao conforto, também vai nessa linha dos materiais utilizados, se tem costura ou não, e também o tipo da sua pisada.
Como saber qual é o meu tipo de pisada?
- Pisada neutra: começa com o impulso no calcanhar e termina na planta do pé, ou seja, o pé toca o chão de maneira uniforme e equilibrada. Na hora de escolher o tênis de corrida, o ideal é optar pelo amortecimento leve.
- Pisada pronada: ocorre quando a parte interna do pé toca o chão primeiro. Observe os calçados que você já tem: se eles estão mais desgastados na parte lateral interna, é porque sua pisada é pronada. Neste caso são mais indicados tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve.
- Pisada supinada: é o contrário da pronada – a parte externa do pé toca o chão primeiro, e a parte lateral externa estará mais desgastada. Para este tipo de pisada são indicados tênis com reforço no amortecimento e controle de estabilidade.
Qual o melhor tipo de tênis para corrida?
Crédito: Freepik / @wayhomestudio
Conforto (de acordo com o formato do seu pé e também a sua pisada) é a característica principal.
Mas, na hora da compra, observe também o peso do tênis de corrida. Um estudo publicado pela revista Sports Medicine destacou que existe relação entre o peso do tênis e o rendimento do atleta.
Quanto menor o peso, melhor o desempenho. O que os pesquisadores observaram é que o par de tênis pesar menos do que 440 gramas já é bem satisfatório. O modelo Olympikus Ultraleve tem de 135 gramas a 235 gramas e apresenta um ótimo custo-benefício.
O terceiro fator que comentamos no texto é o preço e, nesse quesito, a Olympikus é um show a parte. Além de ser uma marca nacional, feita por brasileiros, os tênis de corrida da Olympikus tem agregado cada vez mais tecnologia.
Chico Salgado, professor de educação física e treinador de famosos como Grazi Massafera, Bruna Marquezine, Angélica, Fernanda Torres e Ingrid Guimarães, é um dos embaixadores dos tênis de corrida da Olympikus.
Dentre os novos modelos da marca, recentemente foi lançado o primeiro tênis de corrida do mundo com placa de grafeno, material mais forte do que o aço, mas extremamente leve, flexível e durável. Na Foz Star Calçados, tem também a linha de tênis de corrida de marcas importadas, como Adidas, Nike, Under Armour e Everlast.
Qual a marca de tênis mais confortável?
Essa é outra pergunta que não tem uma resposta exata. Depende da sua pisada e do tipo de exercício para o qual você quer o tênis.
Qual o melhor tênis para corrida iniciante?
Todos os modelos que citamos são boas opções. O que indicamos é: se estiver começando, então busque um tênis entre R$ 200,00 a R$ 400,00. Aqui nesse post tem várias opções nesses valores.
Outra dica é escolher um modelo com cores mais sóbrias, como cinza, preto, branco ou chumbo. Assim, poderá continuar a usar seu tênis para outras atividades.
Como escolher o tamanho do tênis de corrida?
Quando você for provar o tênis de corrida, o ideal é que fique um pequeno espaço sobrando na frente dos dedos, coisa de um centímetro. É porque durante a atividade física o seu pé vai inchar um pouco.
Qual o melhor tênis para corrida de rua?
Como na rua você pode encontrar terrenos irregulares, o melhor é escolher modelos que tenham boa aderência no solo e que não sejam tão altos, para não correr o risco de virar o pé ou ter alguma torção de tornozelo.
E aí, gostou das nossas dicas? Se quiser pesquisar mais e visualizar todos os modelos de tênis de corrida, acesse nosso site. Em todos os modelos há um campo com todos os detalhes que comentamos: tecnologia, peso e materiais utilizados. Aproveite e boa corrida!